Dez startups foram selecionadas para receber investimentos de até R$ 1,25 milhão para desenvolver soluções e ter incentivo no acesso ao mercado pelo edital “Da Pesquisa ao Mercado” do Sebrae-SP e da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). As empresas selecionadas se reuniram no dia 3 de fevereiro na sede do Sebrae-SP para dar início ao cronograma de atividades, incluindo um workshop sobre prestação de contas.
As startups escolhidas são empresas de deep techs, que desenvolvem tecnologias robustas e complexas resultantes de pesquisas acadêmicas e anos de estudos, ensaios, testes, desenvolvimento e certificações. O programa tem como objetivo encurtar esse caminho.
Uma parte dos recursos disponíveis no edital pode ser utilizada em ações de acesso ao mercado e para o desenvolvimento de provas conceito. Além disso, o Sebrae fornecerá atendimento especializado às startups científicas. A iniciativa faz parte de uma série de ações focadas no suporte e desenvolvimento de startups de base científica e tecnológica.
O programa terá duração de até 24 meses e os recursos disponibilizados deverão ser usados para financiar as etapas de pesquisa e desenvolvimento, assim como auxiliar nos aspectos de gestão empresarial, como o desenvolvimento comercial, participação em feiras, internacionalização e captação de investimentos.
Entre as empresas selecionadas estão a Cor Sync (São Paulo), NP Smart (Araraquara), Ecotrace (Vinhedo), Picsel (Piracicaba), Spectrum Line (Campinas), @Tech (Piracicaba), Actum4 (São Paulo), NCB Sistemas Embarcados (São José dos Campos), Au Naturel (Campinas) e Living Out (Ribeirão Preto).
A iniciativa visa apoiar e desenvolver startups de base científica e tecnológica, especialmente deep techs. O edital é parte de uma série de ações do Sebrae For Startups para apoiar empreendedores inovadores nos últimos anos.