Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Governo estuda linha de financiamento para agricultores investirem em iniciativas socioambientais em suas propriedades rurais

A chamada de casos faz parte do projeto Cinturão+Verde, uma iniciativa do FGVces com patrocínio da Citi Foundation, que tem por objetivo promover a adaptação à mudança do clima para agricultores familiares no Cinturão Verde de São Paulo.

O governo federal está estudando um modelo de financiamento que possa beneficiar os agricultores que investirem em iniciativas socioambientais em suas propriedades rurais. O objetivo principal é a conversão de cerca de 2 milhões de hectares de pastos degradados em áreas agricultáveis nos próximos anos, o que exigiria um investimento de R$ 40 bilhões.

Para tanto, o Ministério da Agricultura busca viabilizar uma linha de financiamento para compromissos socioambientais, com prazos mais longos de até 15 anos e taxas de juros subsidiadas. Os agricultores que investirem em plano de saúde para seus funcionários ou no uso de defensivos biológicos para promover mais sustentabilidade poderão ser considerados para receberem esses benefícios.

Porém, a implementação desse modelo de financiamento pode enfrentar alguns desafios. Um deles é a possível resistência de parte do setor agropecuário, que tem visões distintas sobre a importância das práticas socioambientais e pode encarar a medida como uma interferência do governo.

conteúdo patrocinado

Além disso, o financiamento poderá demandar recursos significativos do governo, em um momento em que o país enfrenta desafios econômicos e fiscais. Ainda não há informações sobre a origem dos recursos que seriam destinados a essa iniciativa, e há a possibilidade de que ela concorra com outras demandas do setor público, como saúde, educação e segurança.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado