A Apple pagou uma multa por “abuso de posição dominante” no mercado russo. A multa foi imposta após a empresa de segurança cibernética Kaspersky Lab denunciar a Apple por dar preferência aos próprios aplicativos em seus dispositivos eletrônicos.
O Serviço Federal Antimonopólio da Rússia (FAS) informou que a Apple pagou uma multa de 906 milhões de rublos (equivalente a R$ 62,20 milhões na cotação atual). A FAS já recebeu os fundos da Apple.
Em abril de 2021, o FAS condenou a Apple a pagar mais de 900 milhões de rublos (US$ 12,1 milhões) em favor de uma denúncia apresentada pela Kaspersky Lab. O serviço antimonopólio concluiu que a “Apple abusou de sua posição dominante na distribuição de aplicativos móveis no sistema operacional iOS”.
A Kaspersky Lab processou a Apple por ter bloqueado o acesso ao seu aplicativo de controle parental, enquanto a companhia americana lançava um aplicativo semelhante. A decisão da FAS a favor da Kaspersky Lab foi baseada no fato de que a Apple estava favorecendo seus próprios aplicativos em detrimento de outras empresas.
Apesar de a Apple ter apelado a decisão da FAS, a Justiça russa deu razão ao serviço antimonopólio, o que levou a empresa a pagar a multa.