Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

SuperApps: tendência que veio para revolucionar o mercado financeiro – Por Thiago Cassini

A era digital alterou profundamente o nosso estilo de vida. Hoje, as pessoas conseguem comprar, vender, conversar e até definir metas diárias por meio de aplicativos. Nisso surgiram os super aplicativos, ou SuperApps, que nada mais são do que plataformas multifunções, ou seja, aplicativos móveis que oferecem uma ampla variedade de serviços em um único lugar.

Um exemplo de SuperApp muito presente no nosso cotidiano, e que nem todo mundo está ciente de se tratar desse tipo de tecnologia, são as plataformas de delivery. Com um só programa é possível realizar pedidos de refeições, efetuar pagamentos e ainda trocar mensagens com o restaurante e entregadores. Esse tipo de aplicativo multitarefas, além de otimizar o espaço de armazenamento do smartphone, traz mais facilidade e praticidade ao consumidor, propiciando uma experiência bastante positiva.

De acordo com uma pesquisa feita em outubro de 2022 pelo ILUMEO (consultoria de inteligência focada em dados e tecnologia), 40% dos brasileiros nunca ouviram falar sobre os SuperApps. No entanto, outra pesquisa divulgada pela Google mostrou que 45,8% dos participantes se mostraram dispostos a instalá-los após entenderem o conceito, e 20,3% o fariam imediatamente. A consultoria Gartner listou ainda 10 tendências de tecnologia para o ano de 2023, os super aplicativos estão inclusos na lista das grandes promessas. De fato, os SuperApps estão revolucionando o mercado de diversas maneiras, não apenas o e-commerce, sistema de delivery e de redes sociais, mas também o mercado financeiro.O mercado financeiro tem evoluído muito quando se trata de transformação digital.  

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Dados da Abstartups afirmam que existem mais de 600 mil bancos digitais apenas no Brasil. Com o mercado financeiro se tornando cada vez mais tecnológico, no meio de investimentos, bolsas, transferências, CDIs, poupanças e entres outros, é comum que muitas pessoas achem que é necessário ter vários aplicativos para poder utilizar todos os recursos disponíveis, porém os SuperApps servem também para atender a esta demanda. Eles vieram para ajudar os usuários a investir, depositar, comprar e vender ações, realizar empréstimos, gerenciar carteira de pagamento, acessar serviços bancários e diversas outras transações com um único aplicativo que centraliza todas as suas necessidades. Além disso, os SuperApps também oferecem segurança aprimorada para as transações financeiras, já que usam criptografia avançada para proteger as informações do usuário. 

Voltando um pouco para a área de negócios, os super aplicativos também são extremamente estratégicos e uma ótima oportunidade para as empresas modernizarem seus serviços financeiros, sobretudo as que querem atuar com investimentos e transações no Open Finance. Por exemplo, os SuperApps podem criar serviços financeiros com base nas APIs do Open Finance, tornando-as mais ágeis e fáceis de usar. No futuro, tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) serão usadas para criar soluções personalizadas para usuários específicos, permitindo que os SuperApps sejam ainda mais inteligentes e funcionais. 

Talvez, para algumas empresas, os custos relacionados ao desenvolvimento de software, infraestrutura e recursos humanos para gerenciar o sistema seja um obstáculo, no entanto, os benefícios da implementação dessa tecnologia são diversos e compensatórios, para citar alguns: redução de custos operacionais, maior facilidade e agilidade no processamento das transações financeiras, maior segurança para os dados dos usuários e melhor relacionamento com os clientes. 

Essa novidade veio para revolucionar o mercado e trazer mais facilidade para todos os usuários de aplicativos no seu dia a dia. Estudos da Gartner projetam que até 2027 metade da população global utilizará os SuperApps. Por isso, é interessante estar sempre atento às pesquisas de mercado e utilizar essa modernidade para aprimorar os negócios, tanto pessoal quanto de empresas. 

*Opinião – Artigo Por Thiago Cassini, Head of Financial Products & Services na Certsys.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado