Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Brasil volta a exigir visto para turistas de quatro países após suspensão durante governo anterior

(Foto: Divulgação Embratur)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que o Itamaraty volte a exigir vistos para cidadãos dos Estados Unidos, do Canadá, da Austrália e do Japão que queiram visitar o Brasil. A exigência do visto havia sido suspensa em 2019 durante o governo de Jair Bolsonaro. A medida foi tomada depois que um levantamento do governo atual constatou que não houve um aumento significativo no fluxo de turistas desde que a exigência foi suspensa.

A decisão de suspender a exigência de vistos para os quatro países em 2019 foi inédita, uma vez que não considerou o princípio da reciprocidade, comum na diplomacia internacional. Normalmente, a retirada de vistos é feita em acordo bilateral, em que os dois países concordam em adotar a mesma medida.

A medida agora adotada pelo governo Lula é vista como uma tentativa de reequilibrar as relações diplomáticas e de promover o turismo interno, que foi gravemente afetado pela pandemia da Covid-19. A expectativa é que a exigência do visto possa gerar mais empregos no setor turístico e ajudar a movimentar a economia do país.

As informações foram divulgadas pelo portal g1, a retomada da exigência do visto deve entrar em vigor em breve. Assim, os turistas dos quatro países que pretendem visitar o Brasil devem ficar atentos às novas regras de entrada e obter o visto antes da viagem.

 

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas