|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Foi realizado um voo histórico do Airbus A321neo, cujos dois motores foram abastecidos exclusivamente com combustível sustentável de aviação, saindo da sede do fabricante em Toulouse, na França. Desde o final de fevereiro, um avião de coleta de dados tem acompanhado a aeronave para analisar as emissões zero-carbono e os contrails.
O projeto responsável por esse feito é chamado de Volcan, que significa “voo com novos combustíveis alternativos” em francês, e tem a participação da Safran, Dassault Aviation, um laboratório de pesquisa aeronáutica e o Ministério dos Transportes da França, além de ser co-financiado pelo Conselho Francês de Pesquisa Aeronáutica Civil (Corac).
Atualmente, todas as aeronaves comerciais e militares da Airbus, incluindo helicópteros, podem voar com uma mistura de até 50% de SAF, com o objetivo de alcançar 100% de capacidade deste combustível até 2030. Essa tecnologia tem o potencial de reduzir as emissões em até 80% em comparação com o querosene de aviação (QAV) utilizado atualmente, tornando-se uma alternativa promissora para o setor de aviação.











