Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Gastos dos consumidores aumentam na China impulsionando a economia

(Foto: Divulgação)

Os consumidores chineses estão gastando mais nas últimas semanas, principalmente em alimentação e viagens, dando um impulso à recuperação econômica do país. Indicadores de gastos de alta frequência em alguns setores mostraram um crescimento de dois dígitos em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto as principais empresas de viagens e varejistas informaram um forte crescimento das vendas no ano até agora.

O governo chinês sugeriu recentemente que vai evitar grandes estímulos econômicos via investimentos em infraestrutura ou imobiliários, deixando para os gastos das famílias a tarefa de conduzir a demanda na segunda maior economia do mundo. Uma recuperação do consumo ajudará a compensar a queda nas exportações à medida que o crescimento em alguns dos mercados mais importantes da China, como EUA e Europa, enfraquece.

Os chineses parecem cada vez mais dispostos a tomar empréstimos para consumir, com os empréstimos de curto prazo para as famílias aumentando em fevereiro, o maior aumento mensal desde setembro. As vendas de automóveis na China cresceram 10,4% ao ano em fevereiro, e as viagens dentro do país estão sendo retomadas rapidamente, com o número de voos domésticos aumentando 17,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Publicidade

Embora a inflação anual dos preços ao consumidor tenha recuado em fevereiro, economistas liderados por Yu Xiangrong acreditam que uma recuperação está em andamento, sugerindo que o aumento dos preços dos aluguéis e dados sólidos de mobilidade interna indicam que uma recuperação do consumo está em andamento.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado