Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Recorde: mais de 1 milhão de declarações de IRPF são entregues no primeiro dia

Receita libera último lote de restituições
Foto: Reprodução internet

O primeiro dia de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física bateu recorde, com 1.050.023 declarações enviadas até as 17h desta quarta-feira, 15. Este número equivale a quase dez vezes as 130.099 entregues no primeiro dia de envio em 2022. A mudança do prazo, que vigora a partir deste ano, pode ter contribuído para essa alta. A declaração deste ano tem novidades em relação à restituição, com a opção de receber o valor pelo Pix ou pela declaração pré-preenchida, desde que seja informada a chave do CPF. A ampliação dos dados disponíveis na declaração pré-preenchida, que agora inclui informações como imóveis registrados em cartório e criptoativos, é outra mudança importante.

A Receita Federal também flexibilizou a obrigatoriedade da declaração para quem tem investimentos na bolsa de valores. Só quem fez vendas de grande valor ou obteve lucro em qualquer valor nessas aplicações deverá preencher a declaração. A expectativa é que sejam recebidas entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações neste ano, número superior ao recorde registrado em 2022, quando o Fisco recebeu 36.322.912 documentos. Aqueles que não enviarem a declaração dentro do prazo estabelecido terão que pagar multa de R$ 165,74 ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.

A declaração pré-preenchida proporciona mais comodidade e reduz as chances de erros pelo contribuinte. Com a inclusão de mais informações, como imóveis registrados em cartório e criptoativos, essa ferramenta tende a ser ainda mais utilizada pelos contribuintes. Quanto ao Pix, a novidade só vale para quem declarar a chave do tipo CPF no campo de pagamento da restituição. A flexibilização da obrigatoriedade da declaração para quem tem investimentos na bolsa de valores também é uma medida positiva, que pode simplificar a vida de muitos contribuintes.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas