A inflação na zona do euro teve leve queda em fevereiro, de acordo com dados divulgados pela Eurostat. O índice harmonizado de preços ao consumidor caiu para 8,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, depois de ter registrado alta de 8,6% em janeiro.
Apesar disso, os preços ao consumidor subiram 0,8% em fevereiro na comparação com janeiro, estando em linha com as expectativas do mercado. A maior contribuição para a alta da inflação veio de alimentos, álcool e tabaco, seguido de serviços, bens industriais não energéticos e energia.
Os dados revelaram que as taxas anuais mais baixas foram registradas em Luxemburgo (4,8%), Bélgica (5,4%) e Espanha (6,0%), enquanto as taxas anuais mais altas foram registradas na Hungria (25,8%), Letônia (20,1%) e República Tcheca (18,4%).
Comparando com janeiro, a inflação anual caiu em 15 Estados-membros, permaneceu estável em dois e aumentou em 10. Os resultados indicam que a inflação ainda é um problema para a economia da zona do euro, mas está sob controle









