Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Copom deve manter taxa Selic estável, prevê Itaú

(Foto: Reprodução internet)

O Comitê de Política Monetária (Copom) volta a se reunir nos dias 21 e 22 de março e, segundo a previsão dos economistas do Itaú, deve manter a taxa Selic estável em 13,75% a.a. com o objetivo de assegurar a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante de política monetária.

O banco projeta que as projeções de inflação do comitê devam avançar em todo o horizonte relevante, passando de 5,6% para 5,8% em 2023 e de 3,4% para 3,5% em 2024, no cenário de referência que inclui taxa de câmbio seguindo a paridade do poder de compra e taxa de juros de acordo com a pesquisa Focus.

Na avaliação do Itaú, o Copom deve reforçar a sinalização de manutenção da postura vigilante da política monetária para perseverar no processo de desinflação até que a convergência às metas e ancoragem das expectativas sejam alcançadas, e não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não ocorra como esperado.

O comitê deve sinalizar que ainda vê riscos simétricos para a inflação e mencionar que continuará acompanhando com serenidade e atenção os desenvolvimentos futuros da política fiscal, com atenção para a evolução do arcabouço fiscal do país e estímulos fiscais que implicam sustentação da demanda agregada, além dos impactos dos episódios de crédito corporativo recentes.

O Copom deverá continuar monitorando os desdobramentos dos eventos bancários com serenidade e acompanhando seus efeitos nos preços de ativos e atividade global.

 

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas