A Comissão Reguladora Nuclear dos Estados Unidos aprovou o uso dos pellets de combustível Advanced Doped Pellet Technology (ADOPT) da Westinghouse em reatores de água pressurizada no país.
Tarik Choho, diretor responsável pelo setor, afirmou que essa é uma conquista importante para o programa EnCore Accident Tolerant Fuel da empresa, sendo o primeiro a receber licença para uso em PWRs nos EUA.
A tecnologia de pastilhas desenvolvida pela Westinghouse, com financiamento do Departamento de Energia dos Estados Unidos, oferece maior tolerância a acidentes em comparação às pastilhas convencionais de combustível de dióxido de urânio.
Além disso, o ADOPT resultou em economia de ciclo de combustível e margens de segurança aprimoradas, demonstrando o compromisso da Westinghouse com o futuro da energia nuclear.
No ano passado, a Westinghouse firmou um acordo com a Southern Nuclear Company para carregar hastes usando pelotas ADOPT de urânio baixo combustível e enriquecido de alto ensaio (HALEU), com licenciamento e fabricação previstos para 2023.
A empresa está contratada para fornecer quantidades de recarga de combustível ADOPT para três unidades a partir de 2025. O HALEU designa urânio enriquecido entre 5 e 19,75%, o que está acima do limite tradicional para reatores comerciais.
A maior densidade de urânio do combustível ADOPT permite que os clientes dos EUA melhorem a economia do ciclo de combustível e estendam seus ciclos operacionais.

								
											








