Pesquisa realizada pela Zendesk no ano passado mostrou que 8 em cada 10 brasileiros afirmam que a qualidade do atendimento é um fator decisivo em suas escolhas de compra. Diante dessa tendência, o relatório anual da empresa dinamarquesa de desenvolvimento de software sobre tendências em experiência do cliente, o CX Trends, indicou que quase 90% dos entrevistados consideram os agentes de atendimento fundamentais para impulsionar as vendas.
Levando em consideração a importância do atendimento ao cliente para o setor turístico, o Sebrae e o Sistema Fecomércio Ceará se uniram para desenvolver o projeto Praia do Futuro – Turismo de Excelência (Praftex). O objetivo do projeto é oferecer gratuitamente consultorias para as empresas e cursos de qualificação para os trabalhadores do setor de turismo da Praia do Futuro, em Fortaleza.
Para aprimorar os serviços e experiências turísticas da região, os cursos e consultorias executados pelo SENAC que visam capacitar os trabalhadores em estratégias de atendimento ao público, levando em conta o mercado atual, as particularidades dos serviços e as necessidades dos clientes.
Atualmente, o projeto conta com três turmas em andamento na Barraca Crocobeach, sendo duas de Qualidade no Atendimento em Serviços de Alimentação e uma de Desenvolvimento de Equipes, com 20 alunos cada. O curso de Desenvolvimento de Equipes é voltado para empreendedores e trabalhadores em cargos de liderança, enquanto o curso de Qualidade no Atendimento em Serviços de Alimentação é direcionado para garçons e demais profissionais que lidam diretamente com o cliente.
Ao todo, serão oferecidos 52 cursos e oficinas, com destaque para as 10 turmas de Qualidade no Atendimento em Serviços de Alimentação que irão beneficiar e qualificar 200 profissionais. Além disso, o projeto oferece 600 consultorias e 13 oficinas de educação profissional que visam aperfeiçoar os trabalhadores em suas funções, incluindo consultorias para empreendedores e líderes visando a melhoria da performance nos negócios.
De acordo com Jackson Pereira Jr., assessor de articulação da presidência do Sistema Fecomércio CE e gestor do projeto, a qualificação dos trabalhadores no setor turístico é fundamental para a fidelização dos clientes e o aumento nas vendas. “Até o final do ano, iremos ofertar 52 cursos e oficinas. Só de Qualidade no Atendimento em Serviços de Alimentação são 10 turmas que irão beneficiar e qualificar, ao todo, 200 profissionais. Com certeza, vamos contribuir para a melhoria do serviço prestado ao turista, que é fator definitivo não só para aumento nas vendas, mas para a fidelização do cliente”, destaca Pereira Jr.
Com o projeto Praftex, o Sistema Fecomércio Ceará e o Sebrae Ceará estão investindo na capacitação dos trabalhadores do setor turístico da Praia do Futuro, visando a melhoria dos serviços e experiências turísticas da região e, consequentemente, impulsionando o turismo de excelência na área.
Mais informações: (85) 99165-2911 – WhatsApp