Foto: Divulgação Santa Doçura
De acordo com a pesquisa de Intenção de Consumo para a Páscoa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), os mato-grossenses devem movimentar cerca de R$ 343 milhões em faturamento nos supermercados, lojas de centro e de shoppings, de profissionais autônomos e de sites/aplicativos, com um gasto médio de R$ 200,79. A pesquisa entrevistou 202 pessoas em 32 municípios do estado entre os dias 17 e 28 de março.
Segundo a pesquisa, 53% dos entrevistados pretendem fazer compras para a data, sendo que a maioria pretende comprar ovos de Páscoa (56% dos entrevistados). Além dos ovos de Páscoa, chocolates e peixes também foram mencionados por 34% e 15% dos entrevistados, respectivamente.
O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca a importância dessa movimentação para a economia do estado e para a manutenção do crescimento do emprego e das empresas do comércio e serviços. Ele também enfatiza que a pretensão de gastos dos mato-grossenses é maior do que a registrada em 2022, superando em 20,89% (descontada a inflação) os gastos com a Páscoa no ano anterior.
As formas de pagamento mais citadas pelos entrevistados que pretendem comprar foram o cartão de débito (33%), cartão de crédito (31%), dinheiro (22%) e Pix (13%). Cerca de 49% dos entrevistados que irão comprar na data realizarão suas compras no supermercado, enquanto outros 30% pretendem se dirigir ao centro de sua cidade e 11% aos shoppings. Vendedores independentes (6%) e lojas de bairro (3%) também serão contemplados.
Entre os entrevistados que não pretendem consumir produtos alusivos à Páscoa (47% do total), o principal motivo é a não celebração da data (48%), seguido da falta de condições financeiras no momento (34%). Uma parte dos ouvintes alegou falta de tempo para realizar compras (13%), enquanto a minoria destacou questões de saúde e religiosa para não realizar compras (5%).