A Confederação Nacional da Indústria (CNI) anunciou uma revisão para baixo de suas projeções de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2023.
A nova estimativa prevê um avanço de 1,2%, abaixo dos 1,6% projetados em dezembro do ano passado. Para a indústria, a expectativa é de apenas 0,1% de crescimento.
A CNI aponta que os juros altos são uma das principais preocupações, já que continuarão a inibir a atividade industrial ao longo do ano. Além disso, a queda na confiança do empresário, que se acentuou nos últimos meses de 2022 e permanece em patamares abaixo da média histórica nos primeiros meses deste ano, é outro ponto de atenção.
Com esse cenário, a postura dos empresários deve permanecer cautelosa em relação a novos investimentos e contratações. Em seu informe conjuntural do primeiro trimestre, que será divulgado nesta quarta-feira (12), a CNI afirma que a queda na concessão e na demanda por crédito, a redução no ritmo da atividade econômica e a inadimplência já eram fatores esperados no final do ano passado, mas a expectativa de menor crescimento e os juros altos por mais tempo pioraram ainda mais o cenário.