Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Governo de Roraima destaca avanços na agropecuária e quer liberação da obrigatoriedade de vacinação contra a febre aftosa

Foto: governo de Roraima

O governador de Roraima Antonio Denarium destacou avanços conquistados pela setor agropecuário nos últimos anos, em coletiva de imprensa realizada nessa sexta-feira, 14, no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos. O evento marcou a celebração dos 15 anos de criação da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima).

Denarium citou os resultados alcançados nos últimos quatro anos, principalmente no aumento do rebanho bovino e na criação de aves, além da evolução do status de Roraima, que hoje está livre da febre aftosa e pleiteia junto ao Ministério da Agricultura, a liberação obrigatoriedade da vacinação do rebanho.

“Essa é uma data marcante para a defesa animal e vegetal do nosso Estado, onde assinei a Carta de Intenção que solicita a retirada da obrigatoriedade da vacina de febre aftosa em Roraima. Sei que isso aumenta a nossa responsabilidade de manutenção e controle desse status, mas temos a plena certeza que estamos preparados para enfrentar mais esse desafio e garantir a área livre da doença sem vacinação. Nesses 15 anos da Aderr, quero comemorar com todos os servidores da agência e trazer muitas boas notícias, pois graças ao excelente trabalho realizado pelos servidores, que são os grandes responsáveis pelos incríveis resultados alcançados ao longo de uma década e meia de existência dessa instituição, temos obtido muitas conquistas importantes para Roraima”, destacou o governador.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

A retirada da vacina contra febre aftosa, a partir do próximo ano é um dos pontos importantes e que foi contemplado pelo governador com a assinatura de um termo de intenção, entregue para a representante da Superintendência do Ministério da Agricultura em Roraima, Janice Ferreira.

“É com muita alegria que recebo esse ofício para a retirada da vacina, tenho certeza que esse pedido, governador, vai lograr êxito e em breve estaremos comemorando mais essa grande conquista para Roraima”, enfatizou Janice Ferreira.

Situação de Roraima em relação a febre aftosa nos últimos 15 anos

Não livre:

Em 2008 – Alto Risco

2014 – Médio Risco,

2018 – Livre da Febre aftosa (com vacinação).

15 anos da Aderr

Durante os 15 anos de criação da Aderr muitas etapas foram vencidas para tornar Roraima livre da doença. Foram realizadas várias campanhas de vacinação, Agulha Oficial nas terras indígenas, estabelecidas parcerias com produtores e comerciantes, visitas às propriedades rurais, repasse de informações relevantes para orientar os pecuaristas sobre a doença, conscientizando da importância da imunização do rebanho, além de colocar à disposição, Unidades de Defesa Agropecuária e Escritórios de Atendimento à Comunidade em todos os municípios do Estado para atender de forma rápida e precisa.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado