A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) iniciou um processo administrativo contra a Hurb (antigo Hotel Urbano) por conta de um aumento no número de reclamações de cancelamentos de reservas em hotéis e pousadas, o que configura desrespeito ao consumidor. De acordo com a Senacon, a multa para a empresa pode chegar a R$ 13 milhões e as atividades da empresa correm risco de serem suspensas.
A Hurb não comentou o processo em andamento, alegando questões legais. A empresa afirmou, entretanto, que irá esclarecer tudo diante do Ministério da Justiça, pasta responsável pela Senacon.
A empresa vem enfrentando uma crise de imagem relacionada a relatos de falta de pagamento para hotéis e pousadas, que resultam em cancelamentos de reservas e prejuízos para milhares de pessoas. Somente no primeiro trimestre deste ano, a Senacon recebeu mais de 7.000 queixas contra a companhia. Esse número se aproxima das 12 mil reclamações registradas em todo o ano de 2022.
No mesmo dia, o CEO da empresa, João Ricardo Mendes, renunciou ao cargo após xingar consumidores em redes sociais. O atual general council da empresa, Otávio Brissant, assumiu de forma interina.
Em um episódio recente, Mendes vazou dados pessoais e fez ameaças a um cliente que não teve suas passagens aéreas emitidas pela Hurb. Em um vídeo publicado no Instagram, Mendes disse: “Tá arriscado alguém bater na merda da sua casa”.
Em uma nota divulgada, o secretário nacional do consumidor, Wadih Damous, afirmou que “tal cenário é inaceitável” e que o órgão “está obrigado a adotar as medidas cabíveis por força de disposição legal”. A Hurb já havia sido notificada no ano passado para prestar esclarecimentos sobre suas práticas comerciais, mas as respostas apresentadas não foram suficientes para sanar as irregularidades apontadas, de acordo com a Senacon.