Itaú e XP Investimentos aumentaram as estimativas para a expansão da atividade econômica neste ano. O ótimo desempenho do setor agropecuário e de serviços acarretou a uma revisão de projeções do banco e da corretora para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023.
As instituições projetaram um crescimento de 1,4% do PIB para 2023, ante 1,1% e 1%, respectivamente. A mediana das projeções dos economistas consultados pelo Banco Central (BC) indica uma expansão de 1% da economia. Um mês atrás, a projeção no Focus estava em 0,90%, e em 0,78% no início do ano.
Os economistas do Itaú confirmam que os dados recentes de atividade corroboram com a expectativa de um forte alta do PIB no primeiro trimestre, com um crescimento de 1,2% da economia no primeiro quarto do ano, com destaque para o setor agropecuário. Os dados do PIB do primeiro trimestre serão divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 1º de junho.
Já os analistas da XP prevê uma expansão de 1,1% para o PIB no primeiro trimestre, projeção que estava em 0,8% há um mês, com a demanda externa sólida e os preços internacionais das commodities em níveis elevados. “Grande parte deste aumento decorre da forte recuperação do PIB da agropecuária, impulsionado pela safra de soja”, afirma em nota.
Com isso, as instituições engrossam a onda otimista que teve início no final de abril, quando Bradesco, Santander e ABC Brasil já haviam revisado suas projeções para o PIB.