Publicidade

Embraer inaugura linha de produção do caça F-39 Gripen em parceria com a Saab

money-1632055_1280
money-1632055_1280

O presidente da República inaugurou na terça-feira (9) a linha de produção do caça F-39 Gripen na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, interior de São Paulo.

Nesse local, engenheiros técnicos brasileiros, treinados na sede do fabricante Saab, na Suécia, serão responsáveis pela produção de 15 das 36 unidades da aeronave. Agora, o ecossistema completo, desde o desenvolvimento até a produção, estará disponível em Gavião Peixoto. A previsão é que o último caça seja entregue em 2027.

O Programa Gripen Brasileiro teve início em 2013, quando a Saab venceu a concorrência do Programa F-X2 para substituir a frota de aeronaves de caça da Força Aérea Brasileira (FAB). O contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves foi firmado em outubro de 2014. Atualmente, quatro dos aviões já estão operacionais na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e outros dois chegaram ao país na última sexta-feira (5).

De acordo com o governo federal, a parceria entre a Embraer e a Saab representa um importante avanço qualitativo e tecnológico, introduzindo recursos inéditos para a FAB. Além disso, a produção do Gripen também tem impacto na indústria de defesa nacional.