Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Turismo em São Paulo ganha impulso com a realização de eventos e projeta retomada

(Foto: Pexels)

Após um período de baixa, o turismo na cidade de São Paulo ganhou fôlego em março devido a uma combinação de eventos. A cidade sediou diversas feiras corporativas, como Hair Brasil, Plástico Brasil e Expo Meat, além dos shows da banda britânica Coldplay, o festival Lollapalooza e a primeira edição local da Fórmula E, competição de carros elétricos da Federação Internacional de Automobilismo.

Essa coincidência de eventos resultou em um aumento de 9,2% no Índice Mensal de Atividade do Turismo (Imat) da cidade em março, em comparação com fevereiro, marcando a primeira variação positiva desde novembro passado. O Imat é calculado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) em parceria com o Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris. Em março, o indicador atingiu o maior nível desde janeiro de 2020, mas apenas 3% acima do dado inicial.

O Imat registrou um avanço de 25% em relação a março de 2022. O Imat é calculado com base no faturamento médio diário setorial, movimentações em aeroportos e terminais rodoviários, taxa de ocupação em hotéis e nível de emprego efetivo setorial.

Apesar do cenário econômico desafiador, os eventos do Coldplay e do Lollapalooza atraíram cerca de 700 mil pessoas para a capital, sendo que 20% dos participantes em cada evento eram turistas, segundo estimativa da SPTuris. Nas feiras de negócios, a proporção de visitantes de outras cidades foi de 30%.

A SPTuris projeta que o mercado de eventos poderá movimentar R$ 30 bilhões em 2023 na cidade de São Paulo, englobando tanto o segmento de negócios quanto de lazer.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas