De acordo com a pesquisa State of Digital Trust 2023 da Information Systems Audit and Control Association (ISACA), as organizações com baixa confiança digital enfrentam um declínio na reputação, mas também mais incidentes de segurança cibernética e violações de privacidade, além da perda de clientes e receita.
A pesquisa global com 8.185 entrevistados (membros da ISACA que possuem pelo menos uma de suas certificações) foi realizada em janeiro deste ano e constatou que, embora 84% dos entrevistados reconheçam que a confiança digital é importante, apenas dois terços dizem que é uma prioridade organizacional.
Olhando para o futuro, 82% dos entrevistados esperam que a confiança digital cresça em importância nos próximos cinco anos, mas apenas um quarto planeja aumentar o orçamento, mostrando que haverá um aperto nos recursos. Quando questionados sobre as funções responsáveis pela confiança digital, 85% dos participantes da indicaram governança/estratégia de TI, seguida por segurança (81%) e TI (75%).
Em última análise, o conselho de administração e o comitê executivo têm responsabilidade por algo tão impactante e de longo alcance quanto a confiança digital. No entanto, apenas 19% globalmente disseram que seu conselho de administração prioriza a confiança digital e 34% dizem que a equipe de liderança sênior é responsável.
Embora exista uma função como diretor de confiança digital, apenas 13% dizem que sua organização tem um profissional dedicado a essa questão. Portanto, entre as companhias que medem a maturidade da confiança digital o número salte para 38% das que têm alguém dedicado a essa função. O número é ainda mais alto quando o conselho de administração prioriza a confiança digital, com 46% dessas organizações tendo um profissional dedicado a essa função.
Segundo a ISACA, a confiança digital precisa ser integrada à organização e não pertence necessariamente a um único departamento ou cargo. Por isso, lançou recentemente uma estrutura que visa ajudar as organizações a estabelecer e manter a confiança digital. O objetivo é gerar confiabilidade com clientes, funcionários, fornecedores e terceiros em interações digitais para reputação da marca, qualidade e confiabilidade do produto e uso ético de dados.