Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Butantan desenvolve primeira vacina contra gripe aviária

O Instituto Butantan, em São Paulo, começou a desenvolver uma vacina contra a gripe aviária. Segundo o instituto, os testes estão sendo realizados com cepas vacinais cedidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o primeiro lote está pronto para o início dos testes pré-clínicos, em laboratório.

Em nota, a instituição informou que a vacina começou a ser desenvolvida devido à preocupação de que ela possa se tornar uma nova pandemia. “A gripe aviária tem o potencial de causar nova pandemia, daí a mobilização da instituição, que se iniciou em janeiro deste ano”.

A influenza aviária (H1N5), ou gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa. A transmissão ocorre pelo contato com aves doentes, vivas ou mortas. O vírus não infecta humanos com facilidade, mas o aumento de casos recentemente deixou em alerta as autoridades sanitárias de todo o mundo.

Publicidade

O processo de desenvolvimento de uma vacina é demorado e feito em diversas etapas. São realizados testes pré-clínicos, depois os testes clínicos em humanos e por fim, a fase clínica, que necessita de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Caso a vacina tenha um bom desempenho, ela é submetida a um registro pela Anvisa e só então poderá ser aplicada na população.

Com o desenvolvimento frequente em pesquisa e tecnologia, o avanço científico das últimas décadas ajuda no processo de desenvolver vacinas rapidamente. Além disso, houve um grande investimento governamental de países como Reino Unido, China, Estados Unidos e Índia.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado