A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) registrou um total de 1.059 denúncias em apenas um dia, após a abertura de um canal para receber reclamações sobre preços abusivos praticados por postos de combustíveis.
Os dados se referem aos registros feitos até as 17h desta terça-feira (23), e Minas Gerais lidera a lista, com 149 denúncias. Em seguida, estão Ceará, São Paulo, Bahia e Alagoas, com 82, 79, 74 e 72 denúncias, respectivamente.
Essa iniciativa é uma resposta do governo ao anúncio feito pela Petrobras na semana passada sobre a redução dos preços dos combustíveis. Com a abertura do canal de denúncias, a Senacon busca investigar práticas abusivas e aplicar as sanções adequadas aos infratores, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
As denúncias sobre preços exorbitantes estão sendo registradas por meio de um formulário online.
A fim de verificar se os postos de abastecimento estão repassando corretamente as variações de preço aos consumidores e se estão cumprindo as normas e regulamentações vigentes, a Senacon coordenará o “Mutirão do Preço Justo” em todo o Brasil nesta quarta-feira, (24).
Com o apoio dos Procons, será realizado um monitoramento dos preços dos combustíveis nas cidades brasileiras, sendo enviados à Senacon os valores mais altos e mais baixos encontrados nos estabelecimentos. O relatório com esses dados será apresentado ao público no dia 30 de maio.