O conglomerado japonês Mizuho Financial Group anunciou a aquisição da Greenhill, uma das principais empresas de assessoria em fusões e aquisições dos Estados Unidos. A transação, avaliada em US$ 550 milhões, ocorre em um momento de baixa atividade nas transações de compra e venda de empresas em todo o mundo.
De acordo com dados da Bloomberg, o volume de M&A global caiu 44% este ano, totalizando US$ 973 bilhões. A Mizuho está oferecendo US$ 15 por ação para os acionistas da Greenhill, representando um prêmio de 121% em relação ao valor de fechamento.
No anúncio da transação, as ações da Greenhill já valorizaram 116%, se aproximando do preço proposto pela Mizuho. Com essa alta, as ações recuperaram quase todas as perdas dos últimos 12 meses, período em que o mercado foi afetado pelo aumento dos juros e resultou em menos transações.
No IPO da Greenhill em 2004, as ações foram cotadas a US$ 20. A Mizuho afirmou que manterá toda a liderança da Greenhill, incluindo o CEO Scott Bok, que se tornará presidente do negócio de M&A e reestruturação da empresa japonesa. Para a Mizuho, essa transação representa uma oportunidade de expansão no mercado americano de M&A em um momento em que as empresas do setor estão mais acessíveis.
Essa não é a primeira incursão da Mizuho no mercado americano. Em 2015, o conglomerado adquiriu a carteira de dívidas corporativas do Royal Bank of Scotland na América do Norte e, no ano passado, comprou a Capstone Partners, um banco de investimentos focado em empresas de médio porte.
Outras empresas japonesas também têm aumentado seus investimentos nos Estados Unidos. No ano passado, a Sumitomo Mitsui elevou sua participação na Jefferies, outro banco de investimentos, de 4,5% para 15%.
Fundada em 1996 pelo ex-banqueiro do Morgan Stanley, Robert Greenhill, a Greenhill ocupava a 49ª posição no ranking de M&A da Bloomberg no ano passado. No entanto, neste ano, caiu para a 74ª posição. Antes da crise de 2008, a empresa estava entre as 15 primeiras do mercado.
A Greenhill tem enfrentado um ambiente macroeconômico mais complexo e um aumento da concorrência, com o surgimento de diversas outras empresas de assessoria em M&A. No primeiro trimestre, a Greenhill registrou receita de apenas US$ 50 milhões e prejuízo de US$ 23 milhões.

 
								 
											

 
 

 






