Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Levantamento mostra quantas horas brasileiros trabalham para pagar impostos ao ano

Levantamento realizado pelo Banco Mundial revela que o brasileiro tem que trabalhar pelo menos 1,5 mil horas por ano para honrar os compromissos com o poder público e pagar os impostos estabelecidos pela legislação. Esse tempo médio é o maior entre todos os países onde a pesquisa fora realizada.

No ranking, o Brasil é líder isolado. Em segundo lugar, vem a vizinha Bolívia, com cerca de mil horas de atividades laborais durante todo o ano, 500 a menos que a brasileira.

Na terceira colocação está a Venezuela. No país comandado por Nicolás Maduro, seus compatriotas devem trabalhar 920 horas por ano para honrar compromissos com os tributos estatais. Na quarta e na quinta posição, respectivamente, estão Líbia e Chade, países localizados na África, com 889 e 834 horas, respectivamente. O destaque negativo desse top 5 é que tirando o Brasil e a Venezuela no passado, os outros países não são conhecidos por ter robustez econômica, elevados indicadores de bem-estar social ou índices de prosperidade consideráveis.

Publicidade

Comparando a situação do trabalhador brasileiro com a Argentina, nossos hermanos devem trabalhar durante 12 meses somente por 311 horas, ficando na 50ª posição no ranking.

Já a Singapura, país localizado na Ásia o número de horas trabalhadas ficou em 64 horas, constratando com a realidade brasileira. Segundo dados do Tesouro Nacional, revelados pela última vez em abril do ano passado, a carga tributária bruta (CTB) do Governo Geral (Governo Central, Estados e municípios) foi de 33,90% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, o que representa um aumento de 2,14 pontos percentuais do PIB em relação a 2020 (31,76%). O resultado, na visão do órgão, foi influenciado pela reversão dos incentivos fiscais concedidos durante a pandemia de Covid-19 e por um crescimento econômico em 2021 pautado na retomada de setores como comércio e serviços.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado