Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Veja quais os aeroportos mais movimentados da América Latina

(Foto: Divulgação/Azul)

O Aeroporto Internacional Benito Juárez, localizado na Cidade do México, manteve sua posição de destaque como o aeroporto mais movimentado da América Latina em 2022. O terminal aéreo da capital mexicana registrou um fluxo de 46,2 milhões de passageiros no ano passado, estabelecendo-se como um dos vinte maiores do mundo.

Dentre os aeroportos mais importantes da América Latina, três estão situados no Brasil, três no México, e outros países como Colômbia, Chile, Peru e Panamá também fazem parte do ranking dos aeroportos com maior movimentação de passageiros.

Na segunda posição, o Aeroporto El Dorado, em Bogotá, registrou 35,5 milhões de passageiros em 2022, superando o Aeroporto de Guarulhos, que foi responsável pelo transporte de 34,4 milhões de pessoas e ocupou a terceira posição na lista.

Publicidade

Uma característica comum entre os principais aeroportos da região é que muitos deles são centros de conexões (hubs) para as principais companhias aéreas latino-americanas, como a Aeroméxico, Volaris, Latam, Avianca, Gol e Copa Airlines.

Além de Guarulhos, que ocupa a terceira posição, outros aeroportos brasileiros também se destacam no ranking de movimentação de passageiros. Congonhas e Brasília ocupam, respectivamente, o sétimo e o décimo lugar.

No que diz respeito ao número de pousos e decolagens, o Aeroporto Internacional da Cidade do México manteve-se na primeira posição, com 387,4 mil operações no ano passado, o equivalente a aproximadamente 1.061 voos diários. Em seguida, vem o Aeroporto de Bogotá, que registrou 296,7 mil aeronaves, e Guarulhos, com 243,8 mil aeronaves ao longo de 2022.

Quanto ao transporte de cargas, o Aeroporto de Bogotá lidera a lista, movimentando mais de 771 mil toneladas. Em seguida, temos o Aeroporto Internacional da Cidade do México, com 548 mil toneladas, e Santiago do Chile, que registrou 445,5 mil toneladas. Os aeroportos internacionais de São Paulo e Campinas ocupam, respectivamente, a quarta e a quinta posição no segmento de transporte de cargas.

Os dez mais movimentados em passageiros:

Cidade do México (MEX) – 46,2 milhões
Bogotá (BOG) – 35,5 milhões
São Paulo (GRU) – 34,4 milhões
Cancún (CUN) – 30,4 milhões
Lima (LIM) – 18,6 milhões
Santiago do Chile (SCL) – 18,5 milhões
São Paulo (CGH) – 18 milhões
Cidade do Panamá (PTY) – 15,7 milhões
Guadalajara (GDL) – 15,6 milhões
Brasília (BSB) – 13,4 milhões

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado