Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Amazon Brasil divulga estudo sobre impacto em PMEs

Imagem: AP Photo/Julio Cortez, File

Durante a 3ª edição do Amazon Conecta, evento voltado para empreendedores no mundo do comércio eletrônico, a marketplace divulgou um estudo inédito sobre seu impacto nas pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras.

O estudo revelou que a Amazon Brasil totaliza mais de 50 mil vendedoras e vendedores parceiros com ofertas ativas em seu marketplace, 99% são PMEs, somando cerca de 9,6 milhões de produtos listados no site; 81% das lojas parceiras na Amazon Brasil foram lançadas entre 2020 e 2022, com geração de 54 mil empregos diretos e indiretos no Brasil relacionados à essa parceria, reforçando o compromisso de longo prazo da companhia com o país.

Por meio da Amazon, esses vendedores conseguem alcançar uma base nacional de clientes, promovendo diversidade e inclusão geográfica. De acordo com o levantamento, 62% dos vendedores parceiros estão localizados fora das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e 77% das vendas são destinadas a clientes de estados diferentes de onde o vendedor está localizado. Os estados do Piauí, Rondônia e Amazonas são os que apresentaram maior crescimento em número de vendedores no marketplace desde 2019.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Além de impulsionar as pequenas e médias empresas a nível nacional, os números demonstram que a Amazon ajuda esses negócios a expandirem para novos países, uma vez que cerca de 8% dessas PMEs exportam para os Estados Unidos e outros mercados, um crescimento de aproximadamente 4x entre 2018 e 2022.

De acordo com Ricardo Garrido, diretor da loja de Vendedores Parceiros da Amazon Brasil, os vendedores brasileiros encontram na Amazon a oportunidade de ampliar e profissionalizar seus negócios.

“Nosso objetivo é que os negócios dos nossos vendedores parceiros continuem crescendo e nosso time trabalha arduamente para que cada loja se desenvolva e aumente suas vendas. Os números que trouxemos são o retrato atual da nossa rotina de empoderar nossos parceiros, o que contribui, também, para o desenvolvimento econômico do país”, diz em nota.

Priorizando o desenvolvimento desses vendedores parceiros e com o objetivo de profissionalizar ainda mais o setor, a empresa investe fortemente em treinamento para as PMEs. Durante 2021 e 2022, foram mais de 216 mil treinamentos concluídos e 6.3 milhões de horas de conteúdo consumidas pelos participantes.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado