Durante a 3ª edição do Amazon Conecta, evento voltado para empreendedores no mundo do comércio eletrônico, a marketplace divulgou um estudo inédito sobre seu impacto nas pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras.
O estudo revelou que a Amazon Brasil totaliza mais de 50 mil vendedoras e vendedores parceiros com ofertas ativas em seu marketplace, 99% são PMEs, somando cerca de 9,6 milhões de produtos listados no site; 81% das lojas parceiras na Amazon Brasil foram lançadas entre 2020 e 2022, com geração de 54 mil empregos diretos e indiretos no Brasil relacionados à essa parceria, reforçando o compromisso de longo prazo da companhia com o país.
Por meio da Amazon, esses vendedores conseguem alcançar uma base nacional de clientes, promovendo diversidade e inclusão geográfica. De acordo com o levantamento, 62% dos vendedores parceiros estão localizados fora das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e 77% das vendas são destinadas a clientes de estados diferentes de onde o vendedor está localizado. Os estados do Piauí, Rondônia e Amazonas são os que apresentaram maior crescimento em número de vendedores no marketplace desde 2019.
Além de impulsionar as pequenas e médias empresas a nível nacional, os números demonstram que a Amazon ajuda esses negócios a expandirem para novos países, uma vez que cerca de 8% dessas PMEs exportam para os Estados Unidos e outros mercados, um crescimento de aproximadamente 4x entre 2018 e 2022.
De acordo com Ricardo Garrido, diretor da loja de Vendedores Parceiros da Amazon Brasil, os vendedores brasileiros encontram na Amazon a oportunidade de ampliar e profissionalizar seus negócios.
“Nosso objetivo é que os negócios dos nossos vendedores parceiros continuem crescendo e nosso time trabalha arduamente para que cada loja se desenvolva e aumente suas vendas. Os números que trouxemos são o retrato atual da nossa rotina de empoderar nossos parceiros, o que contribui, também, para o desenvolvimento econômico do país”, diz em nota.
Priorizando o desenvolvimento desses vendedores parceiros e com o objetivo de profissionalizar ainda mais o setor, a empresa investe fortemente em treinamento para as PMEs. Durante 2021 e 2022, foram mais de 216 mil treinamentos concluídos e 6.3 milhões de horas de conteúdo consumidas pelos participantes.