Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Receita Federal registra recorde de declarações do Imposto de Renda 2023

Receita libera último lote de restituições
Foto: Reprodução internet

A Receita Federal bateu um novo recorde ao receber um número impressionante de declarações do Imposto de Renda 2023, um dia antes do prazo final. Até as 20h da terça-feira (30), mais de 37 milhões de declarações haviam sido enviadas ao governo, ultrapassando as 36,3 milhões do ano anterior.

O prazo para prestar contas encerra às 23h59 desta quarta-feira (31). Aqueles que são obrigados a enviar o IR e atrasam estão sujeitos a pagar uma multa mínima de R$ 165,74, que pode chegar a 20% do imposto devido no ano.

Neste ano, a Receita espera receber entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações, mas é possível que o número supere as expectativas iniciais, assim como ocorreu em 2022, quando a previsão era de receber 34,4 milhões de documentos.

Publicidade

Dos contribuintes, 63% devem receber restituição de imposto, 19% terão que pagar o IR e 18% não possuem saldo de imposto a restituir ou a pagar, resultando em um balanço final zerado.

O recorde alcançado no ano passado foi atribuído à defasagem na tabela do Imposto de Renda, que não passava por reajuste do governo desde 2015, fazendo com que trabalhadores e aposentados pagassem mais imposto a cada ano. Em maio de 2023, o governo realizou um reajuste na faixa de isenção do IR, ampliando o número de contribuintes que estão isentos do pagamento do imposto. No entanto, esses novos cálculos terão impacto nos salários recebidos em 2023 e que serão declarados em 2024.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado