Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Vendas de carros novos caem e tem pior maio desde a pandemia

Imagem: Folha - UOL

As vendas de carros novos e veículos comerciais leves cresceram 7,9% em maio ante abril, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (02/06) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), entidade que representa as concessionárias de automóveis. No entanto, devido ao mês passado ter quatro dias úteis a mais do que o anterior, a média diária de vendas registrou uma queda de 10,3%.

Ao todo, foram emplacados 166,4 mil veículos leves em maio, pior desempenho desde 2020. A média por dia útil ficou em 7.560 unidades, ante 8.420, em abril.

Na comparação com maio de 2022, as vendas de veículos leves registraram queda de 4,9%, conforme os dados da Fenabrave. Excluindo maio de 2020, auge dos efeitos das restrições ao contato pessoal impostos pela Covid-19, o número de emplacamentos registrados no mês passado foi o pior para o mês desde 2016.

Publicidade

“Na primeira metade da década de 2010, o mês de maio chegou a registrar mais de 300 mil autos e leves emplacados. Precisamos, urgentemente, que as medidas do governo sejam implantadas”, diz a nota divulgada pela Fenabrave.

A instituição reconheceu que as incertezas em torno de quando chegarão ao consumidor as reduções de impostos anunciadas pelo Governo Federal, para os carros com preço de até R$ 120 mil, paralisaram as vendas na última semana, mas creditou o mau desempenho das vendas de maio “à restrição de crédito e à queda no poder de compra do consumidor”.

A nota da Fenabrave informou que o presidente da entidade, Andreta Jr., “tem recebido ligações de seus filiados alegando paralisação nas vendas, por conta de o consumidor estar em ‘compasso de espera’ pela efetivação das medidas anunciadas pelo governo. Por isso, “devemos sentir uma maior retração nos emplacamentos apenas nos primeiros dias de junho”, completa o comunicado.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado