Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

INEL e BNB Buscam Parceria para Fomentar Hidrogênio Verde na Região Nordeste

Em uma reunião realizada na última quarta-feira (31/05), o Instituto Nacional de Energia Limpa (INEL) e o Banco do Nordeste (BNB) uniram forças para traçar estratégias de investimento e impulsionamento da transição energética na Região Nordeste, Norte de Minas Gerais e Espírito Santo. Representantes de ambos os lados, incluindo Cibele Gaspar da Secretaria de Hidrogênio Verde, discutiram a relevância do hidrogênio verde neste cenário.

O INEL, dedicado à promoção da democratização do acesso à energia limpa e mais barata, busca criar um ambiente ideal para o desenvolvimento de energias limpas em todo o país. A instituição acredita que a mitigação das mudanças climáticas passa pela redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) em áreas como transportes, residências, agricultura, indústria, edifícios e comércio.

O Banco do Nordeste, reconhecendo o papel crucial que desempenha no financiamento regional, demonstrou interesse em apoiar a transição para fontes de energia sustentáveis. Este objetivo se alinha à Política Nacional de Transição Energética, que vê o Programa Nacional de Hidrogênio como uma peça fundamental na aceleração das tecnologias de baixo carbono.

Publicidade

O hidrogênio verde é visto como uma solução energética promissora. Ele pode ser obtido por várias formas, incluindo a transformação de combustíveis fósseis, a eletrólise da água e o uso da biomassa. Cada método de produção apresenta um caminho para a redução das emissões de carbono e a transição para um modelo energético mais sustentável.

No entanto, é importante lembrar que cerca de 40% das reduções de emissões de carbono na produção e uso de energia ainda dependem de tecnologias ou modelos de negócios ainda em desenvolvimento ou não competitivos. A reunião entre o INEL e o Banco do Nordeste representa um passo importante para superar esses desafios e acelerar a transição para uma matriz energética mais limpa e sustentável.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado