Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Cuidados nas compras online para o Dia dos Namorados

Cartão de Crédito
(Foto: Joshua Woroniecki/Pexels)

Com a chegada do Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) está fornecendo dicas importantes sobre segurança nas compras realizadas em sites e redes sociais. Isso se deve ao fato de que essa data tradicionalmente leva muitas pessoas às compras, e muitas delas optam por fazer suas compras online em busca de praticidade e para evitar aglomerações em lojas e shoppings.

Nessas ocasiões, é comum que criminosos aproveitem a situação para aplicar golpes, utilizando páginas falsas que simulam lojas virtuais, promoções inexistentes enviadas por e-mail, SMS e mensagens de WhatsApp, além da criação de perfis falsos que investem em publicidade para aparecer em resultados de busca e stories nas redes sociais.

Além dos sites tradicionais de comércio eletrônico, hoje em dia também temos muitas opções de compras em páginas de redes sociais. No entanto, é preciso ter muito cuidado. Os consumidores devem verificar se a página possui um selo de autenticação, se o número de seguidores é condizente e também ler comentários de outros clientes sobre as compras realizadas e os prazos de entrega. Além disso, é importante verificar a reputação da empresa em sites de reclamações.

Publicidade

Golpe do brinde

Um dos golpes mais utilizados é conhecido como o golpe do brinde. Após obterem dados pessoais, quadrilhas de criminosos entram em contato com a vítima informando que possuem um brinde ou presente para entregar e insistem para que a pessoa receba o presente pessoalmente. Os golpistas chegam a entregar algo para a vítima, como flores, bolos ou cosméticos, alegando serem prestadores de serviços e afirmam não possuir informações sobre quem realmente solicitou a entrega, solicitando o pagamento de uma taxa.

O entregador pode apresentar uma máquina de cartão com o visor danificado ou de uma forma que impossibilite a visualização do preço cobrado na tela, que geralmente é um valor acima do correto. O golpista também utiliza algum truque para distrair a pessoa, fazendo com que ela digite a senha no campo destinado ao valor da compra. Isso permite que o criminoso descubra o código secreto. É importante ressaltar que o campo de senha deve exibir apenas asteriscos. Com a senha do cliente em mãos, o golpista pode posteriormente trocar o cartão.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado