No campo da inovação tecnológica espacial, um novo capítulo se inicia. O Investimento NASA startups espaciais, divulgado na última segunda-feira (05/06), confirmou que 249 pequenas empresas e 39 instituições de pesquisa receberam financiamento através dos programas SBIR e STTR da agência. Cada um dos premiados foi agraciado com US$ 150 mil, resultando em um investimento total de impressionantes US$ 45 milhões.
A NASA (National Aeronautics and Space Administration – Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), agência dos Estados Unidos focada no desenvolvimento de tecnologias aeronáuticas e exploração espacial, todos os anos, convoca propostas para os programas SBIR e STTR. O foco está em selecionar tecnologias que estejam alinhadas com as necessidades de suas missões. Embora as bolsas sejam de valor modesto, os programas SBIR/STTR são essenciais para o ecossistema de startups espaciais, como afirmou Carissa Christensen, CEO e fundadora da empresa de análise BryceTech, em uma entrevista recente.
“Ganhar uma bolsa da SBIR, além dos recursos que ela traz, pode conectar a empresa a uma agência como a NASA, [which] constrói relacionamentos, fornece acesso a especialistas e insights”, afirmou. Ela também enfatizou que o prêmio serve como indicativo do potencial interesse da NASA na compra da tecnologia em questão no futuro, mesmo que não garanta um contrato direto.
Em nota oficial, duas empresas receberam destaque: a Nou Systems Inc, localizada em Huntsville, Alabama, que trabalha no desenvolvimento de uma tecnologia para monitorar o ambiente microbiano em espaçonaves; e a HyBird Space Systems, uma startup composta por apenas duas pessoas, que desenvolve um sistema de propulsão de retrofrenagem para desorbitar o lixo espacial em órbita baixa da Terra, entre outras aplicações.
O financiamento do governo tem sido crucial para muitas das empresas espaciais mais rentáveis atualmente. A SpaceX, a companhia espacial de maior sucesso em todo o mundo, obteve milhões em financiamento governamental para desenvolver suas principais tecnologias, como os motores de foguete Raptor, a nave Dragon e o foguete Falcon 9. Essas são tecnologias das quais a NASA agora depende para o transporte, lançamento e outros serviços astronautas.