Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Hidrogênio verde: Uruguai anuncia investimento de US$ 4 bilhões

Imagem: Lactec

Na quinta-feira (08/06) o governo uruguaio anunciou um investimento de 4 bilhões de dólares (19,6 bilhões de reais na cotação atual) para a construção de uma fábrica de produção de hidrogênio verde e projetos de energia renovável. A construção está prevista para começar este ano, depois de um concurso lançado em setembro passado em que foram recebidas propostas de mais de 50 empresas.

Em comunicado oficial, a estatal petrolífera Ancap informou que a escolhida foi a HIF Global, multinacional de combustíveis sintéticos com sede em Houston, no Texas, que “tem ampla experiência adquirida ao longo dos anos” em projetos nos Estados Unidos, Austrália e Chile.

“Nesta transformação energética que o mundo está vivendo, o Uruguai fez sua lição de casa”, disse o presidente Luis Lacalle Pou, apresentando o plano na cidade de Paysandú. De acordo com as autoridade, o projeto será o primeiro no país dedicado à geração de eletrocombustíveis.

Publicidade

A Ancap disse que espera produzir 180 mil toneladas por ano de e-gasolina a partir da captura de 710 mil toneladas por ano de CO2 da combustão de biomassa e destilação de álcool de cereais e da produção de 100 mil toneladas de hidrogênio verde por ano.

“O projeto exigirá um investimento de cerca de 1,98 bilhões de dólares (9,7 bilhões de reais) na captura de CO2, produção de metanol e finalização de gasolina sintética, além de outros 2 bilhões de dólares (9,8 bilhões de reais) na instalação de parques eólicos, parques fotovoltaicos e linhas de transmissão em um raio de até 180 km da cidade de Paysandú”, diz o comunicado.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado