Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Crescimento surpreendente dos consórcios entre os jovens em meio à alta dos juros

Foto: divulgação

Em meio à atual fase de juros elevados, restrições de crédito e aumento do endividamento e da inadimplência, uma alternativa financeira tem ganhado destaque e crescido exponencialmente em popularidade. Trata-se do consórcio, um mecanismo de aquisição de bens que tem se mostrado particularmente atrativo para os jovens.

Para começar, é fundamental entender o que é um consórcio. Basicamente, é uma forma de compra coletiva onde um grupo de pessoas se une para adquirir um bem ou serviço, sejam eles imóveis, automóveis, eletrodomésticos ou até mesmo videogames. A grande vantagem é que o consórcio não cobra juros. Em vez disso, há uma taxa de administração. Além de sorteios periódicos para contemplação dos participantes, há a opção de lances, onde é possível antecipar um valor do contrato para adquirir a carta de crédito mais rapidamente.

A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac) apresenta dados impressionantes sobre essa modalidade de crédito. De janeiro a abril de 2023, o setor comercializou um volume de crédito de R$ 89,8 bilhões, representando um aumento de 20,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Publicidade

Um exemplo notável desse fenômeno é o Consórcio Magalu. A empresa conseguiu ampliar sua base de clientes através das redes sociais, refletindo um aumento expressivo na adesão de jovens entre 18 e 25 anos ao consórcio. No final de 2021, esse grupo representava cerca de 3,9% do total de clientes. No entanto, até abril de 2023, esse percentual saltou para 10%, somando cerca de 10 mil jovens de um total de aproximadamente 100 mil participantes atendidos pela empresa.

Interessantemente, os itens mais buscados pelos jovens no consórcio são os eletroeletrônicos, em especial os videogames, seguidos de perto pelas motos. As taxas de administração para essas modalidades costumam variar entre 18% e 24%.

Diante desse cenário, fica claro que o consórcio se consolidou como uma opção viável e atraente para quem deseja realizar sonhos e conquistar bens valiosos. E, mais do que isso, se tornou uma alternativa cada vez mais popular entre os jovens, em um contexto de alta de juros e restrições de crédito.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado