Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Pyrex e Tupperware: marcas clássicas que entraram em crise

Foto: Divulgação Tupperware

A Instant Brands, famosa fabricante dos utensílios de cozinha Pyrex, surpreendeu o mercado nesta quarta-feira (14/06) ao declarar falência. As taxas de juros nos EUA, atualmente entre 5% e 5,25% ao ano, junto às condições de empréstimos mais rígidas, criaram uma “estrutura de capital insustentável” para a empresa.

Fundada em 2009 por Robert Wang, Yi Qin e três outros parceiros canadenses, a Instant Brands consolidou suas subsidiárias sob um título homônimo. Propriedade da Cornell Capital LLC, a empresa projeta, fabrica e comercializa utensílios de cozinha e produtos domésticos globalmente, a partir de sua sede em Downers Grove, Illinois.

Em meio à crise, a legislação americana permite que a empresa continue suas operações enquanto elabora um plano de pagamento aos credores. No pedido de falência apresentado no Texas, a Instant Brands estimou seus ativos e passivos em até R$ 4,8 bilhões.

Publicidade

A S&P Global rebaixou a classificação da Instant Brands na última semana, em resposta à redução de gastos e mudanças nos hábitos de consumo. Segundo a Associated Press, os consumidores americanos têm priorizado viagens ao invés de adquirir itens da marca.

Ben Gadbois, presidente e diretor executivo da empresa, declarou que a Instant Brands enfrenta “desafios macroeconômicos e geopolíticos globais adicionais”, além das dificuldades geradas pela pandemia de Covid-19 e a crise na cadeia de suprimentos.

A crise financeira, no entanto, não se restringe à Instant Brands. Em abril deste ano, a Tupperware Brands emitiu um alerta sobre a possibilidade de falência. A empresa, conhecida por seus recipientes de plástico, foi fundada em 1946 e tem sede em Kissimmee, Flórida. Em 2020, a fabricante francesa Duralex também enfrentou dificuldades, entrando com pedido de recuperação judicial após queda de 60% no faturamento, causada pela redução das exportações durante a pandemia.

A falência da Instant Brands evidencia as crescentes dificuldades no setor de utensílios domésticos.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado