Um novo relatório divulgado pela consultoria Wood Mackenzie revela um crescimento significativo no mercado de sondas de perfuração, que já superou os níveis pré-pandemia da COVID-19. Segundo o estudo, esse crescimento não será limitado apenas a 2023, mas deverá se estender por pelo menos mais dois anos, com uma previsão de aumento na demanda por sondas de perfuração de 20% no período de 2024 a 2025. Esse aquecimento do setor é evidenciado pelo aumento de 40% nas taxas diárias de afretamento dessas embarcações no último ano.
O relatório, intitulado “Estamos no ponto de inflexão do mercado de plataformas de águas profundas?”, destaca que a utilização ativa de sondas se recuperou consideravelmente nos últimos anos. Em 2018, o índice mínimo de utilização era de 65%, mas em 2023 já ultrapassou 85%. Com isso, o número de sondas de águas ultraprofundas contratadas retornou aos níveis pré-pandemia, e as taxas diárias para as principais embarcações dessa categoria dobraram nos últimos dois anos.
De acordo com a Wood Mackenzie, a maior parte do crescimento esperado no mercado virá do chamado “Triângulo Dourado”, que inclui regiões como América Latina, América do Norte, África e partes do Mediterrâneo. Estima-se que essas áreas sejam responsáveis por 75% da demanda global por plataformas flutuantes até 2027.
A atividade recente no mercado já resultou em um aumento de 40% nas taxas diárias de afretamento das sondas de perfuração. A consultoria prevê um aumento adicional de 18% nessas taxas. A expectativa é que, até o final deste ano, as taxas de afretamento para as plataformas de águas ultraprofundas, consideradas altamente valorizadas e vantajosas, possam atingir valores de US$ 500.000 por dia ou mais. No primeiro semestre de 2023, as sondas de águas ultraprofundas registraram uma média de US$ 420.000 por dia, com uma taxa de utilização de 90%.
O mercado de sondas de perfuração está em pleno crescimento, apresentando oportunidades promissoras para empresas do setor. Com a demanda em constante aumento e as taxas de afretamento em alta, a perspectiva para os próximos anos é de expansão contínua nesse segmento.

 
								 
											


 

 
 





