Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Preços mais baixos impulsionam expansão do 5G no Brasil e mudam perfil da base de celulares

Com a chegada do 5G SENAI Ceará oferece cursos
(Foto: Z z/Pexels)

A expansão da tecnologia 5G no Brasil tem ganhado impulso este ano, impulsionada pela queda nos preços dos aparelhos, fator que tem favorecido a migração dos usuários do 4G para a nova geração de redes móveis. Segundo a consultoria IDC, o preço médio dos aparelhos 5G apresentou uma redução de 31,3% entre janeiro e março deste ano, em comparação com o primeiro trimestre de 2022.

Conforme dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), até o final de abril, o país contabilizava 8,8 milhões de terminais ativos compatíveis com o 5G, o que representa 3,5% do total de linhas móveis em operação no Brasil, que atingiu a marca de 251,1 milhões. Enquanto isso, os smartphones 4G ainda representam a maior parte da base móvel, correspondendo a quase 79% do total. No entanto, os dados compilados pela agência reguladora indicam uma mudança de tendência.

Após alcançar um pico de 206,6 milhões de acessos 4G em agosto de 2022, o número de celulares compatíveis com essa tecnologia começou a diminuir. Em abril deste ano, contabilizavam-se 197,7 milhões de aparelhos 4G em operação no Brasil.

Publicidade

Vale ressaltar que os smartphones originalmente fabricados para o 4G não são compatíveis com o 5G, o que significa que uma troca de aparelho é necessária para usufruir dos serviços de dados da quinta geração. No entanto, nem sempre os consumidores enxergam vantagens concretas na aquisição de um novo dispositivo adaptado ao 5G.

O crescimento do 5G é também evidente no desempenho operacional das operadoras de telecomunicações. A TIM Brasil, por exemplo, ao divulgar os resultados do primeiro trimestre deste ano, reportou um crescimento de quase 50% em sua base de usuários 5G, ao comparar o período de janeiro a março com os três meses anteriores (outubro a dezembro de 2022).

Segundo a IDC Brasil, no primeiro trimestre deste ano, 30% dos modelos de smartphones disponíveis no mercado brasileiro eram compatíveis com a tecnologia 5G.

Em grande parte, a rápida adoção da tecnologia de quinta geração pode ser atribuída à queda nos preços dos aparelhos. Uma rápida pesquisa nos sites das principais operadoras móveis revela que é possível encontrar smartphones 5G por menos de R$ 1.300.

A Vivo, por exemplo, anunciou que 68% de todos os aparelhos vendidos em suas lojas já são compatíveis com o 5G, segundo informações divulgadas pela operadora em maio.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado