Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Expansão do Agronegócio de São Paulo Impulsiona Emprego em Abril

(Foto: Tim Mossholder/Pexels)

O agronegócio de São Paulo encerrou abril com um saldo positivo de empregos, superando as demissões em 3,8 mil vagas, de acordo com o Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Esta é a maior expansão no número de empregos do setor, apresentando o maior crescimento percentual em relação a março, com um aumento de 1,1%.

Nos últimos quatro anos, o resultado do agronegócio paulista nunca foi tão forte. Em comparação, em 2022, o saldo de abril foi negativo, com a perda de 1,8 mil vagas. Em anos anteriores, a criação de vagas não conseguiu atingir a metade do total atualmente registrado, com 1.496 vagas em 2020 e 1.027 em 2021.

Cana-de-açúcar, atividades de apoio à agricultura, milho e café foram as áreas que mais contribuíram para este saldo positivo. O bom desempenho foi impulsionado pela perspectiva de aumento da produção para a safra 2022/2023, de acordo com um levantamento da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, do Instituto de Economia Agrícola (IEA/APTA) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).

Publicidade

Um dos fatores que contribuem para este crescimento é o alto índice de chuvas registrado no final do verão deste ano, que impulsionou a produtividade das lavouras. A cana-de-açúcar, por exemplo, que precisa de um volume substancial de água, prevê um aumento de 1,9% na produtividade em relação à safra 2021/2022.

A previsão para a safra do café é de um aumento de 9,2% em relação ao ciclo anterior, produzindo 4,8 milhões de sacas (mais de 290 mil toneladas do produto). A produção de milho safrinha também tem uma perspectiva positiva, com um aumento previsto de 14% na produção deste ciclo.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado