Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Itaú Unibanco investe R$ 1 bilhão na Eneva III e se torna titular das ações preferenciais

Eneva
Foto: Divulgação/Eneva

A Eneva (ENEV3) anunciou na quarta-feira (21) que firmou um acordo de investimento com o Itaú Unibanco (ITUB4). O acordo consiste na aplicação de R$ 1 bilhão pelo Itaú na Eneva III, através da subscrição e integralização de ações preferenciais com direito de voto restrito de emissão da Eneva III.

Com a conclusão da operação, o Itaú passou a ser o titular de todas as ações preferenciais emitidas pela Eneva III, que representam 15,02% do seu capital social total. Por sua vez, a Eneva permaneceu como a titular de todas as ações ordinárias da Eneva III, agora representando 84,98% do seu capital social total.

Este acordo resulta de uma reorganização societária que ocorreu no dia 13 de junho de 2023, envolvendo a Eneva III e a companhia mãe, a Eneva. Essa reestruturação permitiu à Eneva III tornar-se titular de 100% do capital social das empresas Parnaíba Geração e Comercialização de Energia S.A. (PGC) e Parnaíba II Geração de Energia (Parnaíba II). As duas empresas, em conjunto, operam todas as seis usinas termelétricas do Complexo Parnaíba 1.

Publicidade

A Eneva esclareceu que a operação foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) sem qualquer ressalva. No mesmo dia do anúncio, a Eneva e o Itaú também firmaram um acordo de acionistas da Eneva III, que estabelece direitos e obrigações de ambas as partes como únicos acionistas da Eneva III.

Este acordo de investimento reafirma o compromisso do Itaú Unibanco em investir em empresas de energia, enquanto a Eneva continua a consolidar sua posição como um grande player no mercado de energia brasileiro.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado