Após dois anos fora do Top 10, Viena retoma sua posição como a melhor cidade para se viver em 2023, segundo o Global Liveability Index, uma lista anualmente atualizada pela Economist Intelligence Unit (EIU).
Esta notícia vem após um 2020-2021 desafiador em que a cidade, anteriormente campeã em 2018 e 2019, viu seu status diminuir. No entanto, este ano, Viena demonstrou resiliência e voltou a ocupar o topo, destacando-se entre as 172 cidades avaliadas pelo estudo (com a exclusão de Kiev).
O que fez Viena ocupar o 1º lugar em 2023?
O levantamento de 2023, realizado entre 13 de fevereiro e 12 de março, mostrou melhorias significativas em todo o mundo, graças à diminuição das restrições da Covid-19. Isso permitiu um retorno a uma relativa normalidade e o índice de habitabilidade global registrou uma média de 76,2 – a mais alta em 15 anos e acima dos 73,2 do ano anterior.
Viena provou novamente ser a cidade que oferece a melhor qualidade de vida, devido à sua estabilidade inabalável, rica oferta de cultura e entretenimento, infraestrutura confiável e excelentes serviços de saúde e educação.
A única falha que Viena parece ter, que resulta em uma pontuação de cultura de 93,5 (a única categoria abaixo de 100), é a falta de grandes eventos esportivos. Apesar disso, a cidade ainda mantém uma oferta cultural impressionante, reforçando por que ela merece ser classificada como a melhor cidade para se viver em 2023.
A cidade austríaca demonstrou que, mesmo em tempos de crise, é capaz de proporcionar aos seus habitantes uma qualidade de vida superior, fazendo dela uma das melhores escolhas para quem busca um lugar para viver.