O Grupo Mateus, referência no setor varejista, atingiu a marca de 92% de sua energia proveniente de fontes verdes e renováveis em 2022. A companhia tem como objetivo alcançar 95% de energia limpa até 2025 e 100% até 2030. Atualmente, lojas, centros de produção e centrais de distribuição do Grupo são abastecidos por energia solar, eólica ou biogás.
O investimento em energia verde faz parte do compromisso do Grupo Mateus em tornar sua cadeia de valor mais sustentável. Em parceria com a Ômega Energia, líder em investimentos no setor de geração de energia limpa, o Grupo busca evitar a emissão de mais de 120 mil toneladas de CO2 por ano, além de alcançar economia significativa.
No estado do Pará, todas as lojas do Grupo são abastecidas por biogás, gerado a partir dos resíduos produzidos pelas próprias unidades. No Maranhão, cerca de dez lojas da bandeira Eletro Mateus também utilizam essa fonte de energia renovável.
Além disso, o Grupo Mateus está empenhado em expandir suas iniciativas sustentáveis. Recentemente, foi aprovado pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) um consórcio entre o Grupo e a Belmonte Solar Holding para implementação de um projeto de geração de energia elétrica solar em Pernambuco. O projeto será exclusivamente para consumo próprio.
Com essas ações, o Grupo Mateus demonstra seu compromisso em preservar o meio ambiente, promover o desenvolvimento sustentável e contribuir para um futuro mais verde.