Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Micro e Pequenas Empresas do Brasil criam sete em cada dez vagas de trabalho

Foto: Agência Brasilia

As Micro e Pequenas Empresas (MPE) têm se mostrado um importante motor na geração de empregos no país, de acordo com um estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A pesquisa revela que, neste ano, sete em cada dez vagas de trabalho com carteira assinada foram criadas por micro e pequenos negócios.

O estudo utilizou dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, e abrangeu o período de janeiro a maio. Nesse período, o Brasil criou 865.360 empregos formais, sendo que 594.213 deles foram gerados por MPE, o que representa 69% do total.

A maioria das MPE possui até cinco colaboradores, o que ressalta sua importância para a economia. Em um universo de aproximadamente 22 milhões de pequenos negócios, essas empresas desempenham um papel fundamental, correspondendo a cerca de 99% de todas as empresas no país. Além disso, elas são responsáveis por 55% do total de empregos com carteira assinada e quase 30% do Produto Interno Bruto (PIB).

Segundo o levantamento, são consideradas microempresas aquelas com até nove empregados (agropecuária, comércio e serviços) ou 19 funcionários (indústria e mineração). Já as pequenas empresas são definidas como aquelas com até 49 trabalhadores (agropecuária, comércio e serviços) ou 99 empregados (indústria e mineração).

Apenas no mês de maio, os pequenos negócios foram responsáveis por 70% (108.406 de 155.270) das novas contratações, representando um aumento de 2 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado.

Esse crescimento da participação das MPE no volume total de empregos no país contrasta com a diminuição da participação das médias e grandes empresas (MGE). Enquanto as MPE ganharam espaço, as MGE viram sua fatia no total de empregos formais cair de 22% em maio de 2022 para 15% em maio de 2023.

Ao analisar os setores que mais contribuíram para a geração de empregos nas MPE de janeiro a maio, destacam-se os ramos de serviços (saldo de 339.127 vagas), construção (123.937), indústria de transformação (64.754) e comércio (34.127).

Em relação às atividades econômicas que impulsionaram a criação de vagas por pequenos negócios nos primeiros cinco meses de 2023, os destaques foram a construção de edifícios (42.849 postos de trabalho), o transporte rodoviário de carga (27.138) e a educação infantil/pré-escola, ensino fundamental, serviços de escritório e apoio administrativo, todas com mais de 17 mil vagas geradas cada.

O estudo também demonstrou que o saldo positivo na criação de empregos formais por MPE é difundido em todo o país, com todos os estados e o Distrito Federal apresentando números positivos. Esse cenário reforça o impacto econômico e social das micro e pequenas empresas na realidade brasileira, impulsionando a empregabilidade e contribuindo para o desenvolvimento regional.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas