Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Rio de Janeiro: Pesquisa revela expectativa de crescimento nas vendas para o Dia dos Pais

Foto: Pexels

Uma pesquisa conduzida pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro (SindilojasRio) aponta que as vendas do comércio para o Dia dos Pais devem crescer 4% neste ano.

O estudo foi realizado na última semana de julho e contou com a participação de 250 lojistas de diversos segmentos, como roupas, calçados, joias e relógios, livros, eletroeletrônicos, celulares, artigos esportivos, perfumes e acessórios masculinos.

Essa data comemorativa é uma das mais importantes para o comércio no segundo semestre, movimentando tanto consumidores quanto comerciantes na cidade. Segundo a pesquisa, 70% dos lojistas relataram que o movimento em 2023 está melhor em comparação com o ano anterior. Estima-se que o preço médio dos presentes fique entre R$ 110 e R$ 130 por pessoa.

O presidente do CDLRio e do SindilojasRio, Aldo Gonçalves, destacou a resiliência do comércio varejista do Rio de Janeiro frente às circunstâncias econômicas. Em entrevista à Agência Brasil, ele ressaltou que o setor enfrenta diariamente inúmeros custos e variáveis, o que exige dos comerciantes uma grande capacidade de adaptação.

Para Aldo Gonçalves, essa capacidade de se adaptar é o que torna a rotina empresarial um esforço significativo para manter a estrutura organizacional em funcionamento.

Apesar de não esperar uma explosão no consumo, o presidente identificou boas expectativas diante do aumento da confiança do consumidor. Ele ressaltou que essa performance esperada nas vendas traz ânimo aos lojistas em relação ao início de um segundo semestre mais promissor e com possíveis elevações nos ganhos.

Aldo Gonçalves também destacou que o cenário econômico fluminense pode influenciar os investimentos em setores como turismo, startups, energia e nas indústrias de infraestrutura e óleo e gás, com impactos estimados sobre o consumo.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas