Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Anatel e EAF iniciam implementação de redes de fibra ótica na Amazônia

Foto: Pexel-Brett Sayles

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora de Faixa (EAF) deram início, nesta terça-feira, 1º de agosto, à implementação de três das oito redes de fibra ótica que fazem parte do ambicioso Programa Norte Conectado. Essa iniciativa é financiada com recursos provenientes do leilão do 5G, ou seja, sem a necessidade de aportes de recursos públicos.

O objetivo do Programa Norte Conectado é instalar um total de 12 mil quilômetros de fibra ótica ao longo dos leitos dos rios da Bacia Amazônica, incluindo os rios Negro, Solimões, Puruá, Madeira, Juruá e Branco. As infovias, como são chamadas as redes de fibra, vão percorrer 59 cidades, abrangendo aproximadamente 10 milhões de pessoas, e os investimentos totais alcançarão a expressiva cifra de R$ 1,5 bilhão.

A infraestrutura da fibra ótica será compartilhada, destinando parte de sua capacidade para o setor público, incluindo escolas, hospitais e prefeituras, e a outra parte será disponibilizada para empresas lançarem planos comerciais de internet, mediante a condição de que realizem a manutenção das redes.

Os trechos das próximas três infovias já têm 2,3 mil quilômetros de extensão, por onde passarão cabos subaquáticos fabricados pela chinesa ZTT Submarine Cable & System. Após percorrerem essa longa jornada desde a China, a montanha de cabos chegou ao Brasil pelo Porto de Manaus no final de julho. Nesta semana, aconteceu o transbordo, com as fibras sendo transferidas para embarcações brasileiras responsáveis pelo próximo passo da implantação: o lançamento no leito dos rios. A EAF será responsável por construir seis infovias, totalizando mais de 10 mil quilômetros de cabos subaquáticos.

A previsão é que todas as infovias estejam operacionais até 2025. Duas delas já foram implantadas: a infovia 00, que conecta Macapá a Santarém, já está em funcionamento e considerada o projeto piloto; e a infovia 01, de Santarém a Manaus, foi concluída neste ano e aguarda a inauguração.

As próximas etapas contemplarão a construção das infovias 02, 03 e 04. A infovia 04, com mais de 500 km de extensão nos rios Negro e Branco, tem previsão para ser iniciada na última semana de agosto, conectando diversas localidades.

Já as infovias 02 e 03 estão programadas para serem implementadas no último trimestre de 2023. A infovia 02, com aproximadamente 1.200 km de extensão no rio Solimões, será essencial para viabilizar a conexão entre os postos avançados do exército e as fronteiras, passando por importantes cidades amazonenses. A infovia 03, com 624 km de extensão, conectará cidades estratégicas na região de Belém, no Pará, e Macapá, no Amapá, com grande impacto comercial e econômico, considerando a presença de empresas relevantes para o desenvolvimento local.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas