O guarda-roupa das famílias brasileiras pode estar prestes a mudar de forma definitiva. Com a expansão da moda circular no Brasil, cresce o interesse por um consumo mais consciente, especialmente no segmento infantil, onde peças pouco usadas encontram novo destino.
De acordo com o Boston Consulting Group (BCG), o setor deve crescer entre 15% e 20% até 2030. Além disso, o Instituto de Economia Gastão Vidigal, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), estima que o mercado de roupas usadas já supere o varejo em 2024, consolidando-se como tendência econômica e socioambiental.
A moda circular, por sua vez, adota um modelo que prioriza reutilização, reciclagem e renovação. Assim, rompe com a lógica linear de fabricar, consumir e descartar, reduzindo impactos ambientais e estimulando a inovação na indústria têxtil.
Roupas infantis lideram a tendência de moda circular no Brasil
Segundo Giovanna Domiciano, fundadora da rede de brechó e outlet infantil Arena Baby, “bebês e crianças perdem roupas muito rapidamente, com isso temos peças de pouco uso que iriam para descarte. Essa modalidade permite obter roupas de qualidade sem comprometer os preços justos, beneficiando consumidores e o meio ambiente”.
Criada em 2015 e inserida no franchising desde 2016, a Arena Baby possibilita que clientes troquem peças usadas por dinheiro ou crédito em loja. Dessa forma, os produtos, quase novos ou nunca usados, chegam a custar até 80% menos que nas lojas convencionais.
Portanto, ao impulsionar reutilização e reduzir desperdícios, a moda circular no Brasil se consolida como aliada estratégica para um futuro mais sustentável, combinando economia, inovação e responsabilidade ambiental.