O setor turístico brasileiro está otimista em relação à segunda metade deste ano. De acordo com uma pesquisa realizada pela Decolar.com, que analisou tendências de viagens para o período, os destinos mais buscados para conhecer no 2º semestre são: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Fortaleza (CE), evidenciando um aumento de interesse de 36% nas viagens nacionais.
Os dados do levantamento também revelam quais destinos têm sido mais buscados pelos viajantes de cada estado do país. Em São Paulo, por exemplo, o destino mais procurado é Recife (PE). Enquanto isso, os turistas do Rio de Janeiro estão interessados em viagens para a capital cearense, Fortaleza; e os moradores de Brasília (DF) elegeram o Rio de Janeiro como sua preferência para o período.
A cidade de São Paulo foi a escolha de boa parte dos viajantes da região Norte do país. Apenas os amapaenses selecionaram a capital do Pará, Belém, como seu principal destino para a segunda metade de 2023.
O vice-presidente de Sourcing Air da Decolar, Bob Rossato, ressalta que “já notamos um crescimento de 36% nas buscas por passagens aéreas nacionais para viagens neste segundo semestre, em comparação ao mesmo período de 2019, ou seja, ultrapassando a pré-pandemia.”
O levantamento considerou os embarques de todos os estados do Brasil no período de julho a dezembro deste ano. O indicador foi elaborado com base na procura por passagens aéreas no site e no aplicativo da Decolar. Com base nessas tendências promissoras, a indústria do turismo espera uma retomada significativa nas viagens nacionais no segundo semestre de 2023.