Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Atividades turísticas no Brasil tem recuo de 0,4% em junho, revela IBGE

Foto: Victor Freitas/Pexels

Os números revelados pela Pesquisa Mensal de Serviços, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), demonstram um recuo de 0,4% no agregado especial de Atividades Turísticas no mês de junho em comparação a maio.

Esses dados indicam que o segmento permanece operando 4,9% acima do nível registrado em fevereiro de 2020, período pré-pandemia, enquanto se encontra 2,6% abaixo do ápice da série, registrado em fevereiro de 2014.

Considerando a comparação entre junho de 2023 e o mesmo mês em 2022, constata-se um crescimento de 9,7% no volume de atividades turísticas no Brasil, marcando a vigésima sétima taxa positiva consecutiva.

Esse aumento foi influenciado, principalmente, pelo incremento na receita de setores como empresas de transporte aéreo de passageiros, locação de automóveis, serviços de bufê, transporte rodoviário coletivo de passageiros e agências de viagens.

Os dados apontam para um avanço em nove das 12 Unidades da Federação investigadas pelo indicador, tendo São Paulo à frente com um crescimento de 8,5%, seguido por Rio de Janeiro (14,3%), Minas Gerais (16,6%) e Bahia (14,1%).

Em contrapartida, os principais impactos negativos foram verificados no Ceará (-9,3%) e no Rio Grande do Sul (-3,2%).

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas