Portugal recebe mais de 8 milhões de turistas estrangeiros no primeiro semestre

(Foto: Fox/Pexels)

O turismo em Portugal atinge um marco notável à medida que o país celebra a conquista de receber mais de oito milhões de turistas estrangeiros no primeiro semestre deste ano, de acordo com dados oficiais que foram divulgados na segunda-feira.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) anunciou que aproximadamente 8,2 milhões de visitantes internacionais optaram por se hospedar nos hotéis portugueses entre janeiro e junho. Esse número supera significativamente os 6,3 milhões registrados no mesmo período do ano anterior e também ultrapassa os 7,4 milhões contabilizados nos primeiros seis meses de 2019 – um ano que havia marcado um recorde para o turismo em Portugal antes das repercussões globais da pandemia de Covid-19 em 2020.

O turismo, um dos principais pilares da economia portuguesa, representava aproximadamente 15% do Produto Interno Bruto (PIB) antes da disseminação da pandemia.

Os turistas originários do Reino Unido lideraram as visitas durante o primeiro semestre, ultrapassando a marca de um milhão de visitantes. Logo atrás, estão os norte-americanos e espanhóis, que também contribuíram significativamente para esse sucesso.

O destaque vai para o mês de junho, no qual os Estados Unidos – emergindo como uma fonte de turismo em crescimento constante para Portugal – já se posicionam como o segundo grupo de visitantes estrangeiros mais numeroso.

No setor hoteleiro, o acumulado dos primeiros seis meses de 2023 registrou um total de 13,6 milhões de hóspedes, considerando tanto os viajantes locais quanto os internacionais. Paralelamente, as receitas totais provenientes dos hotéis experimentaram um aumento expressivo de 32% em comparação ao ano anterior, totalizando um montante de 2,5 bilhões de euros.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado