O Ministério das Comunicações (MCom) anunciou que a faixa de frequência de telecomunicações, essencial para o funcionamento da rede 5G, será liberada para a instalação de novas estações em mais 100 cidades brasileiras. A medida permitirá que as operadoras de telefonia que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz, durante os leilões do 5G em 2022, possam solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação das estações de 5G a partir da próxima segunda-feira (28).
O processo de liberação da faixa começou pelas capitais em junho de 2022 e se estendeu para outras cidades. O Ministério das Comunicações ressalta que a tecnologia 5G possibilitará atender cerca de 122 milhões de cidadãos, aproximadamente 60% da população do país, distribuídos em 1.812 municípios.
Contudo, a liberação da faixa não implica que as redes do 5G serão imediatamente instaladas nas localidades. A instalação das estações de quinta geração (5G standalone) dependerá do planejamento individual de cada provedora do serviço.
A pesquisa conduzida pela Anatel, em colaboração com o grupo de acompanhamento de soluções para interferências na faixa de 3.625 a 3.700 MHz, também disponibiliza um painel de dados para o acompanhamento dos municípios que já tiveram a faixa de 3,5 GHz liberada e oferece informações sobre o planejamento das próximas liberações.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, enfatizou que a liberação da faixa do 5G é apenas uma das primeiras etapas do esforço contínuo do governo federal para levar a quinta geração de dados móveis a todos os brasileiros, incluindo escolas e unidades de saúde. Ele ressaltou que os compromissos das operadoras vencedoras do leilão do 5G se estendem até 2030, mas o governo trabalha para adiantar esse prazo.