O governo federal está empenhado em alcançar o equilíbrio fiscal até 2024 por meio de medidas legislativas já em andamento. O deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, destacou que propostas importantes estão tramitando no Legislativo, como é o caso do Marco Fisca, para garantir a receita da União.
Em coletiva após encontro com líderes partidários, Guimarães mencionou que a mendida da taxação de fundos de investimentos exclusivos será enviada em formato de Medida Provisória (MP), pelo Governo Federal, enquanto a tributação de offshores, aplicativos financeiros de brasileiros no exterior tramitará no congresso como um Projeto de Lei.
Essas medidas, anteriormente faziam parte de uma MP sobre salário mínimo, e agora serão tratadas separadamente. A previsão é de uma arrecadação entre R$ 12 bilhões e R$ 13 bilhões para a União com as medidas propostas.
O atraso na definição de como será a proposta do governo federal envolvendo os fundos de investimentos exclusivos acabou provocando um recuo nos investimentos dessas carteiras durante o processo de definição.