Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

IGP-M registra deflação de 0,14% em agosto, aponta FGV

Mercado eleva estimativa para inflação pela 22ª semana seguida
Foto: Pexels

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apresentou uma deflação de 0,14% em agosto deste ano. Essa variação representa uma desaceleração na queda de preços em relação ao mês anterior, quando o IGP-M havia registrado deflação mais acentuada, atingindo -0,72%.

Com os resultados acumulados, o IGP-M chega a uma deflação de 5,28% no ano. No acumulado dos últimos 12 meses, a taxa de variação acumulada é de -7,20%.Assim é possível ver uma considerável redução em relação ao ano anterior, quando houve uma inflação de 8,59%.

O principal fator que contribuiu para a deflação do IGP-M em agosto foi o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede as variações no atacado. Esse subíndice apresentou um recuo de preços de 0,17% no mês, uma melhora em relação à deflação de -1,05% registrada em julho.

Publicidade

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, contribuiu para a redução do ritmo de deflação do IGP-M ao apresentar uma alta da inflação. Enquanto em julho o INCC havia registrado uma variação de 0,06%, em agosto esse valor subiu para 0,24%.

Além disso, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mensura as variações no varejo, também teve um papel importante na diminuição da deflação em agosto. O IPC registrou uma deflação de -0,19% no mês.Esses números mostram um cenário de moderação nos preços no mercado. Isso reflete nas diferentes categorias de consumo.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado